- Leia este poema:
Cantiga pra não morrer
Quando você for embora,
moça branca como a neve,
me leve.
moça branca como a neve,
me leve.
Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.
Moça de sonho e de neve,
me leve no esquecimento.
me leve no esquecimento.
Composição: Ferreira Gullar
Observe a primeira estrofe do poema.
a) Identifique a conjunção subordinativa no primeiro verso do poema.
b) Que circunstância essa conjunção exprime nessa situação?
c) Retire da segunda estrofe uma oração subordinativa.
d) Que circunstância expressa a oração “Se no coração não possa”?
- Ligue as orações a seguir acrescentando a uma delas a ideia de causa. Evite repetir as conjunções. Veja o exemplo:
A moça não foi aceita naquela empresa. Não tinha concluído o curso.
A moça não foi aceita naquela empresa, já que não tinha concluído o curso.
Já que não tinha concluído o curso, a moça não foi aceita naquela empresa.
a) As barragens das fazendas estão cheias. Há vários dias chove bastante.
b) O rapaz está feliz. Foi aprovado naquele concurso.
c) Havia treinado muito. Chegou em primeiro lugar.
d) O está em festa. Comemora o carnaval.
- Ligue as orações a seguir, acrescentado a uma delas a ideia de consequência. Veja o exemplo:
A calçada estava molhada. O menino caiu.
A calçada estava tão molhada que o menino caiu.
a) A torre da igreja era muito alta. Avistava-se os vilarejos.
b) Aquele livro trazia muita informação. Às vezes o aluno confundia os assuntos.
c) O concurso era de alto nível. Poucos candidatos foram aprovados.
- Leia esta tira:
a) Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho?
b) Qual é a conjunção que liga essas orações?
c) Que ideia essa conjunção exprime nessa situação?
d) No segundo quadrinho há uma oração subordinativa final. Transcreva-a.
5. Nas frases a seguir, identifique as conjunções e a ideia que cada uma expressa.
a) Assim que saímos da escola, começou a chuva.
b) Embora fizesse muito calor, os foliões não deixavam as ruas do Recife.
c) O show no Marco Zero começou à tarde, conforme havia programado.
d) Os camarotes no Galo da Madrugada estavam tão cheios, que as pessoas não conseguiam dançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário