domingo, 19 de junho de 2011

Fábulas

As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O LOBO E O CORDEIRO


Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado:
- "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de castigar-te!" 
             - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro.
- "Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns vinte passos adiante  de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro acinte." 
            - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado. 
            - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" 
            - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão."
- "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano." 
            - "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

razão do mais forte é a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal). 

La Fontaine

1. Responda às questões de acordo com o texto.

a)      Quem são as personagens?

b)      O que o texto fala sobre elas?

c)      O que o lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água?

d)     O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou?

e)      Que fez o lobo com o cordeiro?

2. Releia o primeiro parágrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA.

3. Essa caracterização é importante para a história?


4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento?


5. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta.


6. Pesquise o significado das palavras a seguir usando o dicionário.
a) regato                                                         g) acinte
b) jejum                                                          h) recesso
c) aventureiro                                                 i) esquarteja
d) inato
e) aparte
f) jusante

7. Reescreva as frases a seguir com outras palavras.
a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de um regato”.

b) “Seria impossível cometer tão grosseiro acinte”.

8. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa, isto é, o narrador não participa da história, sendo portanto, um narrador-observador. Observe as falas  a seguir e informe de quem é cada uma delas.
a) Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. 

b) - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”. 

c) - "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano." 

d) - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" 

9. Que elemento o narrador usa para mostrar o diálogo entre as personagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário