segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Texto 1
Perdido no Ciberespaço
Ei, você que está lendo esta página,
digo, este monitor.
Você do outro lado da tela do computador.
Eu preciso de sua ajuda!
Pode ficar tranqüilo,
não sou nenhum marginal,
sou um escritor perdido,
um cara quase normal.
Por favor não vá embora,
por favor não clique em nada,
não mude de site agora,
leia a história até o final.
Veja o meu drama, amigo, ou amiga:
estou perdido na Internet,
fui fisgado pela rede,
não encontro a saída.
Maldita hora em que inventei
de navegar por esses lados.
Qualquer coisa deu errado,
de uma hora pra outra tudo ficou escuro,
tudo ficou estranho,
já não sei meu paradeiro!
Abre-te, página! Abre-te, Sésamo!
Valha-me, São Longuinho!
Eu já dei meus três pulinhos,
mas não consigo me achar!
Não fique me olhando de lado,
com cara desconfiada,
pensando “que cara maluco!”.
Tente me ajudar, tente me explicar.
Que lugar é este aqui?
E quando eu digo AQUI,
AQUI é onde?
Atrás da tela, dentro dela?
Em cima, embaixo, perto ou longe?
Pense bem, você aí.
Se estou perto, como é que você não me vê?
Se estou longe, como é que você responde?
(...)
(Cunha, Leo. Perdido no ciberespaço. São Paulo:
Larousse do Brasil, 2007.)

QUESTÃO 1
O escritor tenta evitar que o leitor se assuste diante da estranha situação de estar perdido na Internet.
Transcreva do texto dois versos que demonstrem essa tentativa do escritor.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
Transcreva do texto frases que expressem
a) ordem:
____________________________________________________________________________
b) pedido:
____________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
Leia: “sou um escritor perdido, “[...]
a) Retire do trecho em destaque um exemplo de substantivo. ________________________
b) Transcreva o adjetivo usado para caracterizar o personagem? ______________________
c) No trecho foi usado o artigo indefinido um. Por quê?______________________________________
___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário