terça-feira, 7 de maio de 2013

TRABALHANDO O CONTO "MISSA DO GALO", DE MACHADO DE ASSIS


TRABALHANDO O CONTO "MISSA DO GALO", DE MACHADO DE ASSIS

Veja uma sugestão de atividade sobre o conto "Missa do galo", de Machado de Assis.

MISSA DO GALO ( Machado de Assis)
1.Quando ocorre a experiência vivida pelo Sr. Nogueira? Em que noite particularmente?

2.Em que cidade e em que lugar ocorrem os fatos?

3.Quanto tempo transcorre desde o momento em que Conceição entra na sala em que está Nogueira até o momento em que ele sai à rua para ir à missa?

4.Pelas lembranças que são narradas, esse tempo parece ter demorado para passar ou parece ter passado rapidamente?

5.Que tipo de ambiguidade existe no relacionamento entre Conceição e Nogueira?

6.Por que a lentidão narrativa acentua essa ambigüidade?

7.Identifique no texto fatos que comprovem uma intimidade cada vez maior entre Conceição e Nogueira.

8.Observe os espaços ocupados pelas personagens no ambiente. De que forma eles acentuam essa atmosfera de intimidade de atração?

9.Levante hipóteses: que razões poderiam levar Conceição a sentir vontade de viver uma aventura amorosa? E Nogueira?

10. Que fato posterior, relatado no final da história, confirma que Conceição era uma mulher capaz de se interessar por outro homem, depois do marido?

11.Quais dos seguintes fragmentos evidenciam a atração de Nogueira por Conceição:
a)      Que velha o quê, D. Conceição!
b)      Cochichávamos os dois, eu mais que ela, porque falava mais
c)      Mais baixo! Mamãe pode acordar.
d)      A presença de Conceição espertara-me ainda mais que o livro. Ela, que era apenas simpática, ficou linda, ficou lindíssima.

12.Quais dos fragmentos seguintes evidenciam haver pensamentos e sentimentos contraditórios em Conceição?
a)      Cuidei que ia dizer alguma coisa, mas estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio, voltou as costas e foi sentar-se.
b)      Depois referiu uma história de sonhos, e afirmou-me que só tivera um pesadelo em criança.
c)      Mais baixo! Mamãe pode acordar. Ela, às vezes, ficava séria, muito séria, com a testa um pouco franzida.

13. É possível dizer que toda a carga de emoções e valores que acompanha as personagens é universal ou particular? Justifique.

14.Identifique um trecho que evidencie aspectos de introspecção psicológica referente a Nogueira.

15. A seguir, são relacionadas as características relativas ao amor e ao herói ou à heroína românticos. Elabore um quadro com as características realistas correspondentes encontradas em Missa do galo.
a)      A mulher amada, para o herói romântico, é sinônimo de beleza e perfeição.

b)      O casamento, no Romantismo, é resultado de um amor profundo e o fim de uma longa trajetória de obstáculos.

c)      O amor está acima de todos os interesses; é a mola-mestra que impulsiona e purifica as ações humanas.

d)      O herói romântico apresenta caráter forte e comportamento íntegro e linear, que raramente se altera ao longo da história.

e)      O herói romântico é um ser especial, dotado de forças ou poderes incomuns.
16. As obras que as personagens lêem retratam um mundo de aventuras, amores e heróis compatíveis com a vida que levam? Que significado, então, deve ter a leitura para elas?

17. A atmosfera de intimidade vai crescendo num percurso de altos e baixo de vaivém, de quebras súbitas, como se espelhasse os movimentos da consciência das personagens, que ora se soltam mais, ora se reprimem. Releia o episódio que, nesse momento, a atmosfera é quebrada e Nogueira sente vontade de ir para a missa. Que associações provavelmente foram feitas pelas duas personagens? 

18. Na sua opinião, ocorreu ou não algum envolvimento amoroso entre Conceição e Nogueira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário