quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Trabalho com o filme Chocolate

Filme "Chocolate" (105 min)

"Quando Vianne e sua filha chegam a uma tranqüila vila, ninguém poderia imaginar o impacto que isso teria na antiquada comunidade. Ao passar dos dias, a atraente Vianne abre uma loja de chocolates, repleta de confeitos de dar água na boca. Sua misteriosa e quase mágica habilidade em perceber os desejos  pessoais de cada freguês e satisfazê-los perfeitamente com o confeito certo faz com que os moradores se entreguem às tentações e à felicidade. Mas isto até a hora em que outro forasteiro, o atraente Roux, chega à vila. Finalmente agora ela também reconhece e se rende a seus próprios desejos. Problemas surgem quando suas ações são confrontadas por aqueles que preferem os caminhos do passado e aqueles que recentemente descobriram o doce sabor do prazer.”

01) O fato de uma pessoa não querer ir à missa ou seguir uma determinada religião é o bastante para considerá-la  atéia? Justifique sua resposta:

02) “Não existem respostas tolas”. Concorda ou não com essa afirmação? Por quê?

03) ) “Os maias acreditavam que o cacau tinha o poder de revelar os anseios ocultos e também os destinos”. Concorde ou discorde, justificando:

04) O que o homem quis dizer quando comentou que a mulher não sabia usar a frigideira?  E o que ela acabou provando?

05) "Não é fácil ser diferente”.  Você concorda com essa afirmativa? Por quê? Comente:

06) Você também acha assim tão terrível as pessoas esperarem alguma coisa de você? Justifique:

07) Quais são as vantagens e desvantagens de se ser “nômade”, de se ter uma “vida de cigano”? 

08) Como você interpreta o fato de o padre ter seus sermões revisados pelo prefeito da cidade no filme? O que isso denuncia?  Explique:

09) Dê uma interpretação COERENTE para o fato de o próprio prefeito no final do filme ter comido um monte de chocolates e justamente no domingo de Páscoa. Os chocolates seriam uma metáfora para quê? E o que a data simboliza neste contexto?

10) Não podemos ficar por aí medindo nossa bondade pelo que não fazemos, pelo que nós negamos, pelo que resistimos, por quem excluímos; temos que medir nossa bondade pelo que abraçamos, pelo que nós criamos e por quem incluímos”. Você concorda com essa afirmação? Comente:

11) Ao jogar as cinzas para o ar e não mais ouvir o vento, o que Vianne decidiu?  Ela agiu bem?

12) Como você explicaria o fato de, mesmo sem o amuleto “mágico”, que foi quebrado,  Vianne continuar descobrindo a preferência  das pessoas por um determinado tipo de chocolate?

13) O que você achou do filme? Que lição o filme lhe transmitiu? Comente:
 
Retirado do blog:  http://arteemanhasdalingua.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário