Produção de texto narrativo
O ato de escrever é prazer, diversão. É a sensação de poder, de domínio. Criar gente, fabricar fantasias, inventar cidades, dar vida e dar morte, criar um terremoto ou furacão, fazer o que eu quiser. Escrever é um jogo, brincadeira. Conseguir segurar, prender uma pessoa, mantê-la atrelada a si (é o leitor diante do livro: sua sensação divina).
(Ignácio de Loyola Brandão).
(Ignácio de Loyola Brandão).
Leia atentamente as propostas a seguir e escolha uma delas para desenvolver um texto narrativo, segundo as instruções específicas. Não se esqueça de indicar, junto ao título, a proposta desenvolvida (modelo: Proposta 1: “título”)
Primeira proposta
"Por que ela não me vê? Por trás destes óculos há um sujeito honesto. Estas espinhas dizem apenas que eu sou jovem..."
Instruções
- Desenvolva o conflito insinuado nas frases anteriores, caracterizando com precisão "esse jovem".
- Narrador em primeira pessoa.
- Espaço: o conflito "explode" numa sala de aula.
- Tempo: duração da aula.
Segunda proposta
"Disseram que ela dormia quando o temporal chegou. Um vagalhão* pegou-a de surpresa, não teve tempo nem pra gritar socorro. Ainda não acharam o corpo. Juvenal, o marido, voltava para casa...”
* onda muito grande.
Instruções
- Prossiga a história desenvolvendo o conflito que "explode" quando Juvenal se dá conta do que aconteceu.
- Narrador em terceira pessoa.
- Espaço: praia.
- Tempo: uma noite.
Terceira proposta
"Contraiu os músculos, agarrou-se ao travesseiro, enfiou nele a cabeça, mordeu os lábios sufocando o grito mais profundo. Isso não pode estar acontecendo comigo!"
Instruções
- Dê prosseguimento a essa história, resolvendo o conflito insinuado em "Isso não pode estar acontecendo comigo!"
- Narrador em primeira pessoa.
- Espaço: cama.
- Tempo: uma madrugada.
- Mínimo- 20 linhas.
Bom trabalho!
Retirado do blog: http://blogdaleila-leila.blogspot.com.br
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