sábado, 14 de abril de 2012

Produção Textual

A RETEXTUALIZAÇÃO

A produção de texto via retextualização permite ao professor e aluno estabelecerem reflexões sobre o processo de produção texto, uma vez que o texto vai sofrer grandes modificações na sua forma. Por exemplo, o texto escrito precisa ser fatiado em cenas que comporão o futuros quadrinhos. O autor precisa tomar decisões sobre como desenhar os personagens e o cenário, como fazer o enquadramento das cenas. O texto escrito precisa ser sumarizado e o discurso indireto ,transformado em direto e assim por diante. Essa atividade é muito rica e permite a apropriação de uma realidade e sua reorganização. Professores e alunos terão oportunidades de vivenciarem uma complexa e agradável experiência de produção textual .


Para fazer esse trabalho segue o esquema abaixo:
  • Apresenta o texto (o texto trabalhado é a Reunião geral dos ratos)
  • Fazer um breve comentário sobre a função social das fábulas.
  • Pedir a eles que dividam o texto em cenas e deem um título para cada uma delas.
  • Finalmente pedir a eles que transponham para a história em quadrinhos as cenas nas quais o texto foi dividido.
  • Finalmente fazer a revisão da história em quadrinhos modificando os elementos que eles não julgaram muito adequados.
  • Sugerir que os alunos troquem seus textos com os colegas e conversem entre eles sobre os textos produzidos. Esse é um momento importante, pois os autores terão a oportunidade de trocarem ideias sobre os textos produzidos e verem seus textos em situação real de leitura e a opinião que outros leitores tem de seus textos.
  • Após esse momento de interação surge sempre a necessidade de novas revisões.
  • Finalmente os textos podem ir para o varal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário