Pode-se apontar alguns elementos a serem observados como;
- Pontuação adequada,
- Escrita correta das palavras,
- Uso adequado da concordânica nominal e verbal (observar o registro do texto)
- Uso de letras maiúsculas e minúsculas,
- Uso de letra legível,
- Organização do texto no papel,
- Uso de parágrafo,
- O texto contém todas as informações necessárias ao leitor.
- Existência de algum trecho que está confuso ou incompreensivo,
- Repetição de palavras,
- Palavras empregadas com sentido inadequado,
- Repetição de informações que impede o texto de avançar.
- Escreveu o título,
- O título está de acordo com o texto e desperta a atenção do leitor.
As sugestões de correção devem vir em uma folha a parte, por outro lado, seria interessante estimular o aluno revisor que apontasse também as qualidades do texto, aquilo que ele achou interessante, o que prendeu sua atenção, etc.
Dessa forma também preparamos nossos alunos para serem alunos críticos de seus textos e de outros textos e a produção textual também seria muito beneficiada.Ainda pode ser apresentada uma ficha com os principais itens para a construção do gênero histórias de aventura :
- Contextualização- espaço e tempo em que passa a história,
- Presença de personagens e suas características,
- As relações estabelecidas entre os personagens,
- A progressão temporal do texto e seus marcadores,
- Apresentação do conflito,
- A resolução do conflito,
- O final da história,
- Observar como se dá a retomada dos elementos dentro da história ( coesão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário