sábado, 31 de março de 2012

Leitura, interpretação


Vira-lata morre para salvargaroto de pit bull

Limeira – a cachorra July, mestiça de poodle com vira – lata, salvou na quarta – feira a vida do garoto Caíque Lopes, de 6 anos, ao enfrentar uma outra cadela, da raça pit bull, que atacou a criança. Tudo aconteceu  na frente da casa do menino, no Jardim Piratininga, na cidade de Limeira, na região de Campinas. O confronto entre os dois animais resultou na morte da vira – lata. Apesar do susto, o garoto passa bem.
   “Foi tudo muito rápido”, contou a mãe de Caíque, a dona-de-casa Luciane Lopes, que também era dona da vira-lata. Segundo ela, o menino brincava em frente da casa quando o pit bull escapou de uma residência próxima. “A cachorra correu direto para onde estava o meu filho”, disse Luciane.
De acordo com ela, ao perceber a aproximação do animal, July avançou sobre a cachorra, permitindo que o garoto corresse para dentro de casa e escapasse.
Apesar de bem menor, a vira-lata enfrentou a pit bull numa briga que impressionou os moradores  da vizinhança. July, porém, ficou muito machucada no confronto. Não houve tempo de socorrê-la. Ela acabou morrendo na rua.
“Meu filho ainda está muito assustado e talvez precise de um tratamento”,  avaliou a mãe do menino. Ela disse que Caíque não se conforma com a morte da cachorra. “ Eles eram muito apegados.”
O boletim foi registrado no 1º Distrito Policial de Limeira como um caso de lesão corporal dolosa.
Novo ataque – Os moradores estão assustados com o risco de um novo ataque da cachorra. Apesar de conhecerem os donos, eles dizem que o animal pode representar um perigo para as pessoas.
       A pit bull, de nome Rara, pertence á dona-de-casa Maria de Souza Coimbra, que ajudou a socorrer o garoto. Segundo ela, a cachorra escapou quando um de seus filhos entrava com o carro na garagem da casa.
       “É a primeira vez que isso acontece”, relatou Maria,“Vamos reforçar a segurança para evitar que ela escape outra vez”, completou a dona-de-casa.

      O Estado de São Paulo, 22 dezembro de 2000.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1)  Do que se trata a notícia?
(  ) Dos diferentes tipos de cães do mundo
(  ) Do vira-lata que salva uma criança
(  ) A origem do pit bull
Sublinhe no texto a informação que confirma sua resposta.

2)  Qual o nome do jornal em que foi publicada essa notícia?

3)  Qual a data de sua publicação?

4)  O primeiro parágrafo da notícia apresenta o assunto de forma resumida, buscando prender a atenção do leitor. Leia novamente este parágrafo e responda as questões abaixo:


O que aconteceu?


Quem estava envolvido?


Onde aconteceu?


Como aconteceu?

Por que aconteceu?




5) Escreva a manchete da notícia:

6) Observe os trechos do texto que estão entre aspas. O que elas indicam?

7) O que a notícia nos faz pensar sobre a raça pit bull?

8) A mãe de Caíque disse que o filho precisará de tratamento. Que tipo onde tratamento? Por que ela pensa assim?

9) Por que a cachorra pit bull fugiu de sua casa?

10) Que providências a dona da cachorra irá tomar para que ela não escape mais?

11) Em sua opinião o que deveria acontecer com o pit bull e os seu donos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário