segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Leitura, interpretação

Quem sou eu?
          Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
                   Quem sou eu?
                   O que significa ser gente?
                   Tenho procurado descobrir-me?
                   Quais os meus defeitos?
                   E as minhas virtudes?
                   O que quero da minha vida?
                   Para mim o que é importante na vida?
          Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se! Não deixe para amanhã!
           Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito científico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios pais!
          Querem saber quem é o jovem atual, verdadeiro? O que ele quer?
          Desejam saber por que você, às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, por outro lado, de pequenas covardias também. Você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa é injusto com seus próprios irmãos...
          Outras têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
          Outras ainda vêem o jovem como uma arma política perigosa, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada.
          Enfim, você está sendo bombardeado de todos os lados.
                                                                                                           (L. Kirchner)
Refletindo sobre o texto
1-   Pense e responda:
a)    Quem é você? Faça uma pequena descrição de suas características psicológicas:

b)    Quais os seus defeitos e suas qualidades?

c)     O que você quer na vida? Quais são os seus ideais?

d)    Qual é a sua reação quando recebe uma crítica ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário